/

Relembre a chegada do Papai Noel de helicóptero pela antiga Petrópolis Rádio Difusora

Do dia 1º ao dia 23 de dezembro, Petrópolis era movimentada por uma série de ações de Natal realizadas pela rádio

Comece a ler

Se você morou em Petrópolis nos anos 70 e 80, certamente se lembra da chegada triunfal do Papai Noel daquela época. Promovido pela antiga Petrópolis Rádio Difusora, a PRD-3, o evento reunia milhares de famílias que ficavam à espera do bom velhinho.

Com direito à entrega da chave da cidade e um verdadeiro espetáculo em frente ao Relógio das Flores, a cerimônia de boas-vindas ao Papai Noel deixou saudades em quem, criança ou não, sentiu de perto a magia do Natal na cidade.

Fotos: Arquivo pessoal Denverson Carneiro Malta

De acordo com entrevista concedida ao projeto Petrópolis Sob Lentes em 2018 por Denverson Carneiro Malta, sobrinho do então diretor da PRD-3, o empreendedor Wilson Carneiro Malta, do dia 1º ao dia 23 de dezembro, Petrópolis era movimentada por uma série de ações de Natal realizadas pela rádio.

Da chegada do bom velhinho em grande estilo às cartinhas recebidas dos ouvintes, é certo que todos buscavam uma maneira de se aproximar do encanto do período.

“A Difusora patrocinava a chegada do Papai Noel em grande estilo e a Avenida era tomada por uma multidão. Do dia 1º ao dia 23, o bom velhinho ia para uma localidade diferente para entregar os presentes. Eram feitos sorteios e as urnas ficavam na entrada do D’Ângelo separadas por bairro. As crianças preenchiam cartinhas que saíam no jornal, no comércio local ou que faziam do próprio punho. A viatura saía lotada e as entregas eram transmitidas ao vivo pela rádio”, diz Denverson.

Confira, abaixo, um vídeo extraído do Acervo César Nunes que traz imagens raras de uma das chegadas do Papai Noel de helicóptero na cidade:

Sobre o Acervo Cinematográfico César Nunes

Sediado em Petrópolis, o Acervo Cinematográfico César Nunes é o único do interior do Estado do Rio de Janeiro, com mais de 1.800 filmes que compreendem o período de 1940 a 1985. E apesar de sua importância cultural e histórica na cidade e fora dela, o acervo tem sofrido com a falta de estrutura e de suporte financeiro, colocando em risco fragmentos da memória local, regional e, às vezes, até nacional.

Acesse www.acervocesarnunes.com.br para fazer sua doação (a partir de R$ 7) e ajudar Márcio Nunes, neto do pioneiro da cinematografia, a promover o armazenamento devido e a digitalização dos filmes.

Carolina Freitas

Jornalista e escritora, Carolina Freitas se dedica ao resgate e à valorização da memória petropolitana a partir da produção de reportagens e curtas-metragens sobre a história, o comércio, e a vida da cidade.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Você se inscreveu com sucesso e, a partir de agora, será notificado sempre que uma nova postagem for ao ar!

Houve um erro enquanto tentávamos concluir sua inscrição

Petrópolis Sob Lentes will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.