Desta vez, a sessão nostalgia do Petrópolis Sob Lentes te leva de volta à Estrada Rio x Petrópolis dos anos de 1940! As imagens, verdadeiras preciosidades, foram extraídas do Acervo César Nunes. Sediado em Petrópolis, ele é tido como o único acervo cinematográfico do interior do Estado do Rio de Janeiro, com mais de 1.800 filmes que compreendem o período de 1940 a 1985.
E apesar de sua importância cultural e histórica na cidade e fora dela, o Acervo César Nunes tem sofrido com a falta de estrutura e de suporte financeiro, colocando em risco fragmentos da memória local, regional e, às vezes, até nacional. Clique aqui para fazer sua doação (a partir de R$ 7) e ajudar Márcio Nunes, neto do pioneiro da cinematografia, a promover o armazenamento devido e a digitalização dos filmes.
Grande trabalho que você tem feito em prol da memória da nossa linda e histórica Petrópolis.
Em 1967 ou 1968, Petrópolis recebeu a visita do Governador do Estado do Rio, Sr. Geremias de Mattos Fontes, especialmente em Cascatinha, onde visitou o Colégio Cecília Jardim, mas o motivo foi a reabertura da Companhia Petropolitanos, que passava por dificuldades financeiras e era o grande esteio de toda a população do segundo distrito e arredores.
A produção Cesar Nunes registrou e seria muito bom resgatar essas imagens. Até porque eu fui incumbido de entregar flores para a esposa do Governador, no colégio.
Oi Oscar! Puxa, muito obrigada pelas palavras de carinho e incentivo! Fico muito feliz em saber que tem gostado do trabalho que tenho desenvolvido. Tenho feito buscas no Acervo César Nunes e vou procurar pela filmagem que você mencionou. Eu a encontrando, te aviso!
Parabéns, excelente. Abraço