Projeto de Oscar Niemeyer para o Quitandinha? Conheça o Edifício Mauá, que quase saiu do papel

O mais interessante dessa história toda é que o projeto chegou a ter unidades vendidas, mas acabou não se consolidando

Comece a ler

Ainda que, à primeira vista, as imagens pareçam fruto de uma obra de ficção, em 1950, a pedido de Joaquim Rolla, o arquiteto Oscar Niemeyer foi convidado a desenvolver um projeto para um conjunto residencial que ficaria próximo ao Palácio Quitandinha e que levaria o nome de Edifício Mauá.

Foto: Reprodução/Site Morando no Palácio Quitandinha

Segundo informações da Fundação Oscar Niemeyer, a obra reuniria em um único bloco 5 mil e 700 apartamentos distribuídos em 33 andares. Haveria três tipos de apartamento, sendo todos eles semi-duplex mobiliados, e 28 elevadores em quatro torres.

No térreo, por sua vez, estavam previstas 200 unidades de lojas e serviços, com direito a restaurante, solário, escola maternal, e um teatro subterrâneo.

O mais interessante dessa história toda é que o projeto chegou a ter unidades vendidas, mas acabou não se consolidando. Além do hotel-cassino ter pedido sua projeção devido à proibição dos jogos, havia o receio de que o projeto ficasse incoerente com a região e fechasse os corredores de ar do bairro.

Um empreendimento de menor escala, mas semelhante ao Edifício Mauá é o Edifício JK, em Belo Horizonte. Ele também foi projetado por Niemeyer e construído conjunto com Joaquim Rolla em 1952. E você, qual é a sua opinião sobre o projeto residencial para o Quitandinha?

Confira, abaixo, mais imagens do projeto do Edifício Mauá no vídeo publicado pelo Petrópolis Sob Lentes no Instagram:

Carolina Freitas

Jornalista e escritora, Carolina Freitas se dedica ao resgate e à valorização da memória petropolitana a partir da produção de reportagens e curtas-metragens sobre a história, o comércio, e a vida da cidade.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Você se inscreveu com sucesso e, a partir de agora, será notificado sempre que uma nova postagem for ao ar!

Houve um erro enquanto tentávamos concluir sua inscrição

Petrópolis Sob Lentes will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.