Home

O livro de Dona Clarita: Petrópolis Sob as Lentes da Farmácia Homeopática Brasileira

No quarto curta da série ‘Petrópolis Sob as Lentes da Tradição’, você vai conhecer a trajetória de dona Clarita: pequena no tamanho, mas grande na bondade e na entrega à sua missão. Órfã ainda jovem, foi contra o que se esperava de uma mulher “bem nascida”: se dedicou ao próprio empreendimento e fez história na Farmácia Homeopática Brasileira.

De Teixeiras à Mosela: Petrópolis Sob as Lentes da Adega do Mineiro

No terceiro curta da série ‘Petrópolis Sob as Lentes da Tradição’, você vai conhecer a história de mais de 40 anos do sr. Mineiro na Mosela. Conhecido em Petrópolis e fora dela pela venda de pizzas, chegou a ser o segundo maior vendedor de vinhos do estado do Rio nos anos 80. Hoje, quem gerencia o restaurante é sua filha (Fernanda), genro (Marquinho) e neto (João).

Apoio


Sob qual lente você pretende desvendar Petrópolis?


Henry Kappaun via @fuiprarua

Sob as lentes do comércio

Conhecer Petrópolis sob as lentes do comércio local é o mesmo que ressignificar fachadas, até então, inexploradas; é descobrir que os sobrados da Rua do Imperador guardam tantas, senão até mais, histórias do que alguns dos principais museus da cidade; é conhecer a trajetória do estabelecimento em pauta e, ao mesmo tempo, a da cidade.

Iniciado em 16 de março de 2018, no jornal Tribuna de Petrópolis, o projeto Petrópolis Sob Lentes se propõe a fazer com que passado e presente andem lado a lado. Assim, além de regidas por memórias de personagens que vivenciaram o estabelecimento em foco, as reportagens são também ilustradas por comparativos visuais do ‘antes e depois’ do local abordado.


O projeto que virou livro


Henry Kappaun via @fuiprarua

Além de uma surpreendente rede de apoio, divertidas histórias de bastidores e emoções até então nunca vividas, em dois anos o projeto Petrópolis Sob Lentes acumula mais de 100 reportagens escritas sobre estabelecimentos comerciais antigos extintos, 39,7 mil visualizações neste site e o reconhecimento dos petropolitanos através:

– do Prêmio Alcindo Roberto Gomes de Jornalismo, pela Academia Petropolitana de Letras, em 2019;

– o Prêmio Maestro Guerra-Peixe, na Categoria Comunicação, em 2020;

– da publicação do livro ‘Petrópolis: o comércio de ontem, a saudade de hoje’: compilado de 44 reportagens já publicadas sobre o comércio antigo local disponível para compra no site da Editora Literar, na versão impressa; e na Amazon em formato e-book.


A jornalista por trás das matérias


Carolina Freitas deu início à faculdade de Jornalismo com a meta de se tornar uma correspondente internacional. No quinto período, contudo, descobriu que poderia viajar – para o passado – sem nem precisar sair de Petrópolis. Desde então tem vivido, diariamente, uma jornada de autoconhecimento e de ressignificação das fachadas e pessoas com que se depara.


Petrópolis Sob Lentes
Dotadas de memória e história
Qual é a sua lente? Me conte: carolinadsfreitas@gmail.com


Você se inscreveu com sucesso e, a partir de agora, será notificado sempre que uma nova postagem for ao ar!

Houve um erro enquanto tentávamos concluir sua inscrição

Petrópolis Sob Lentes will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.