/

Homeopatia Clara: das várias fórmulas, o cuidado como a principal delas

Do Edifício Esperanto à consolidação de três lojas na cidade

Comece a ler

Nítido como o nome, o empenho de quem move as engrenagens da Homeopatia Clara é evidente há 38 anos. Fundado em 1984 e administrado pela família Luz desde 1988, o empreendimento é reflexo da conduta transparente por trás dos atendimentos realizados e fórmulas manipuladas, sendo a principal delas o cuidado.

Fundada por três médicos homeopatas, a Homeopatia Clara foi adquirida quatro anos depois pelo farmacêutico Luiz Claudio da Luz, de 62 anos, e sua esposa, Mônica da Silva Loureiro da Luz, de 61. Ele funcionário da fábrica da Fleischmann em Petrópolis no setor de controle de qualidade e ela gerente bancária, juntos os dois ressignificaram suas jornadas.

Foto: Arquivo/Homeopatia Clara

Em uma extensa trajetória de dedicação e companheirismo, Luiz e Mônica se tornaram empreendedores e, sobretudo, engrenagens fundamentais na manutenção da saúde de milhares de petropolitanos. Durante um período atuante nos dois empregos, Luiz recorda os esforços nos primeiros anos, época em que a loja ainda era situada no Edifício Esperanto.

Foto: Arquivo/Homeopatia Clara

De uma funcionária, que já colaborava com a Homeopatia na gestão anterior, o casal tem a satisfação de hoje contar com 29 colaboradores – a maior parte deles de longa data. Entre os fatores que são motivo de orgulho para o petropolitano está o potencial de prestar ajuda e de multiplicar o bem que acompanha a história do empreendimento.

Foto: Petrópolis Sob Lentes

“A maior satisfação é a pessoa retornar e dizer que melhorou, que está bem de saúde. Não tem preço saber que ajudamos tanta gente nesses anos todos. Agradeço todos os dias pela profissão e por gostar do que eu faço”. Gratificante, a atuação conquistou também sua esposa, que do ramo bancário passou a dominar as fórmulas e encantos da homeopatia.

Foto: Arquivo/Homeopatia Clara

Aprendiz de Silvana, funcionária que já atuava no estabelecimento quando a dupla o assumiu, Mônica conta que deve a ela tudo que sabe. Com os ensinamentos da ex-colaboradora, o know-how que adquiriu de atendimento ao cliente no banco e os olhos de águia que detém para recrutar funcionárias, a petropolitana construiu uma equipe de 1ª.

Foto: Arquivo/Homeopatia Clara

Composto por membros que, salvas algumas poucas exceções, acumulam décadas de atuação na empresa, é seguro afirmar que o time da Homeopatia Clara foi transformado pelo negócio. Tanto que Mônica, inspirada pelo nome da firma, nomeou a filha em homenagem à empresa na qual, inclusive, trabalhou, nas duas gravidez, até o dia do parto.

“Quando a gente comprou a firma, o contador até perguntou se a gente ia manter ou trocar o nome, mas gostei tanto que quando minha filha nasceu a chamei de Clara”.

De clientes a amigos fiéis

Família que cresce em número e lealdade, a Homeopatia Clara constituiu um ambiente familiar tanto para quem nela trabalha, quanto para quem nela compra. Além de Luiz, seu irmão e também farmacêutico Roberto Carlos e a esposa Mônica, os filhos do casal também desempenham seus papeis na construção e renovação da história da empresa.

Foto: Petrópolis Sob Lentes

Com Pedro Gabriel à frente do marketing da marca e do e-commerce, é Maria Clara a segunda geração de farmacêuticos da família Luz. Apaixonada pelo que faz, ela atua onde quer que seja necessária e se diz grata por dar continuidade ao negócio da família. “Pra mim é super importante. Com todas as dificuldades pra mim é muito satisfatório”.

Presente na Rua 16 de Março, no Shopping Pedro II e também em Itaipava, a Homeopatia Clara traduz o compromisso duradouro dos envolvidos com a saúde seja no laboratório, onde os farmacêuticos, a exemplo de Márcio Mendes já têm 28 anos de empresa trilhados, ou então no balcão, em que as atendentes já ultrapassam as três décadas de colaboração. 

Na imagem, a equipe da Homeopatia Clara em confraternização da empresa. Foto: Arquivo/Homeopatia Clara

Rosto característico da empresa, Bianca Palma, de 48 anos, se juntou à equipe quando tinha 18. Carismática e divertida, ela é a personificação do que o negócio se propõe a ser: um ambiente que acolhe e, principalmente, cuida. “90% dos clientes me conhecem e eu os conheço. Trabalho no amor mesmo. Gosto do que faço”, diz ela.

Foto: Petrópolis Sob Lentes. Na imagem, Bianca é a terceira da esquerda para a direita.

Antes funcionária de um escritório de contabilidade, Bianca conta que simultaneamente vendia joias e, por isso, estava com frequência na loja de homeopatia. Com Mônica “de olho” em seu jeito e habilidade para vender, não demorou até que “fosse pega no laço”. Desde então, ela atende e garante o retorno da freguesia.

Apadrinhada pelos patrões em seu casamento, ela é só elogios à família que, antes de tudo, a escolheu. “São pessoas muito humanas, que fazem o que podem para te ajudar”. Também amiga dos clientes é Elaine Cogliatti Justen, de 50 anos. Assim como Bianca, ela iniciou sua trajetória na empresa aos 18 e, desde então, é procurada pelo público.

A princípio atuante no laboratório, Elaine encontrou seu lugar no balcão e junto ao público, a quem busca sempre atender e satisfazer. “Sempre perguntam por mim quando eu não estou. Se eu chego mais tarde, perguntam, e se entro de férias também”. Querida pelo público, a Homeopatia Clara preserva o atendimento personalizado e, dentre tantas fórmulas manipuladas, sem dúvida a que se destaca é a do cuidado.

Foto: Petrópolis Sob Lentes

(Matéria produzida a convite da CDL Petrópolis e veiculada em 30/09/2022)

Carolina Freitas

Jornalista e escritora, Carolina Freitas se dedica ao resgate e à valorização da memória petropolitana a partir da produção de reportagens e curtas-metragens sobre a história, o comércio, e a vida da cidade.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Você se inscreveu com sucesso e, a partir de agora, será notificado sempre que uma nova postagem for ao ar!

Houve um erro enquanto tentávamos concluir sua inscrição

Petrópolis Sob Lentes will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.