/

Você conhece o interior do antigo Palácio do Visconde de Mauá, no Centro de Petrópolis?

Hoje sob o nome de Casa de Educação Visconde de Mauá, o imóvel funciona como unidade escolar da rede pública de ensino

Comece a ler

Construído em 1854 para ser residência de verão de Irineu Evangelista de Souza, o antigo palacete do Visconde de Mauá – localizado na Av. Barão do Rio Branco, 3, no Centro de Petrópolis – traduz aspectos da vida daquele que é descrito, na história, como o primeiro grande industrial brasileiro. 

Fotos: Museu Imperial/Ibram/MinC – @petropolisoblentes

Responsável pela construção da 1ª estrada de ferro do Brasil em Petrópolis, o visionário comerciante vinha à cidade com frequência, daí a decisão de construir nela uma casa para seu uso próprio. Hoje sob o nome de Casa de Educação Visconde de Mauá, o imóvel funciona como unidade escolar da rede pública de ensino.

E embora grande parte dos cômodos tenha sido adaptada para salas de aula, muito do requinte da construção permanece. No passado, o imóvel também foi morada de Alceu de Amoroso Lima, o Tristão de Athayde, e de Vinicius de Moraes que, na época em que foi casado com Lucinha Proença, chegou a passar o verão na casa. Lá, inclusive, ele compôs Pobre Menina Rica e Apelo.

No vídeo abaixo, produzido pelo projeto Petrópolis Sob Lentes em parceria com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UERJ – Campus Petrópolis percorra algumas das instalações do palacete e faça uma viagem no tempo:

Carolina Freitas

Jornalista e escritora, Carolina Freitas se dedica ao resgate e à valorização da memória petropolitana a partir da produção de reportagens e curtas-metragens sobre a história, o comércio, e a vida da cidade.

1 Comment

  1. Eu sei que a casa pertenceu a Alberto de Farias, biografo de Maua, e sogro de Amoroso Lima. Mas naõ sabia que Alceu teria morado la. Lucinha Proença era filha de outra filha de Alberto, portanto neta.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Você se inscreveu com sucesso e, a partir de agora, será notificado sempre que uma nova postagem for ao ar!

Houve um erro enquanto tentávamos concluir sua inscrição

Petrópolis Sob Lentes will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.