Aberta para visitação em 2016, a casa histórica La Grande Vallée, localizada em Itaipava, é reconhecida por ter sido refúgio de pilotos franceses da Aéropostale: primeira companhia a distribuir cartas da Europa para a América do Sul. A história que se conta é a de que, entre escalas, o grupo deixava de se dirigir ao alojamento em Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, e recorria à referida casa para descansar. Entre os pilotos estava o escritor Antoine de Saint-Exupéry, daí alguns a chamarem de a ‘Casa do Pequeno Príncipe’.
Conta o proprietário da casa, o simpático José Augusto Wanderley, que existe uma teoria de que a Pedra do Taquaril (Pedra do Elefante) pode ter servido de inspiração para Saint-Exupéry na criação do clássico desenho da jiboia digerindo um elefante – aquele que, para as “pessoas grandes” do livro, mais retratava um chapéu. Confesso que fiquei com uma pulga atrás da orelha com essa coincidência! O que acham? Seria só uma coincidência ou fonte de inspiração na criação do clássico da literatura?
É possível agendar uma visita à La Grande Vallée pelo telefone (24) 2222-1388.
*Créditos da foto de capa: Reprodução/Anderson Medeiros Menengarde via Wikiloc
Na verdade, não é pedra do Taquaril o nome da Pedra do Elefante , o nome correto mesmo pela as cartas do IBGE é Pedra da Jacuba ( que se divide em jacuba Maior e Jacuba Menor). A pedra do Taquaril, fica mais para trás na região do Brejal e Juriti. E até mais alta que a Pedra da Jacuba, chamada de pedra do Elefante devido ao formato em vários ângulos ao animal.