Mestre do suspense, o cineasta britânico Alfred Hitchcock se consagrou no cinema mundial como um dos diretores mais influentes de todos os tempos. Com um currículo de mais de 50 filmes, o que você não deve saber, contudo, é que, por mais incrível que possa parecer, Petrópolis é mencionada em uma dessas obras. Trata-se do longa Interlúdio, de 1946, que, inclusive, recebeu duas indicações ao Oscar!
Eleito o maior diretor do cinema mundial pela revista Entertainment Weekly, Alfred Hitchcock esteve a frente de clássicos como “Psicose,” “Um corpo que cai”, “Disque M para matar” e “Interlúdio (Notorious). E é nesse último que a Cidade Imperial, ou melhor, o perigo das curvas da Serra de Petrópolis, ganha destaque! Por se tratar de um suspense, o longa aponta a referida estrada como cenário ideal para simular um acidente.
Na trama, a filha de um nazista é chantageada pelo governo americano a espiar um agente alemão que mora no Rio de Janeiro. E, apesar dos protagonistas, interpretados pelos atores Cary Grant e Ingrid Bergman, não terem vindo ao Brasil, as imagens da Cidade Maravilhosa nos anos 40 vistas no filme são reais. Os registros foram obtidos no período da produção e trazem desde Copacabana, ao Bairro da Glória e à Cinelândia da época.
Na cena em que Petrópolis é mencionada, um dos personagens menciona o perigo das curvas e a forma como a estrada “serpenteia”. Segundo ele, não seria difícil convencer o alvo, Emil, a lhe dar uma carona. O único cuidado seria em saltar do veículo a tempo porque, da última vez, ele havia, torcido o tornozelo. Quem mais já havia percebido o potencial da Serra de Petrópolis para cenas de ação?
Legenda da cena: “Quando você dirige até Petrópolis a estrada serpenteia um pouco. É muito alto e há curvas perigosas. Não terei dificuldade em convencer Emil a me dar uma carona. Não é fácil saltar a tempo. Apenas terei que ser cuidadoso. Da última vez torci o tornozelo”.
Tendo recebido duas indicações ao Oscar nas categorias de melhor ator coadjuvante (Claude Rains) e melhor roteiro original, Interlúdio (1946), é a dose ideal de nostalgia para relembrar o Rio de Janeiro de ontem numa aventura pautada por mistério e romance. Afinal, é no filme o casal principal protagoniza uma das cenas de beijo mais famosas da história do Cinema, tendo como pano de fundo a praia de Copacabana. Nada mal, né?
O longa está disponível na íntegra no YouTube e pode ser assistido clicando aqui.