O texto a seguir foi produzido pela jornalista Carolina Freitas a convite do Hipershopping Petrópolis em comemoração aos 35 anos de história do empreendimento. Ele integra uma exposição que pode ser conferida até dezembro deste ano no segundo piso, próximo da Praça de Alimentação. Mais informações em: @hipershoppingpetropolis
Aberto ao público em 6 de junho de 1989 com mais de 216 lojas, o Hipershopping se mostrou, desde o princípio, um empreendimento superlativo. Inédito no interior do Estado do Rio de Janeiro da época, o shopping modificou os conceitos de compras, cultura e lazer do município. Ele foi construído no mesmo terreno em que funcionou a extinta Fábrica de Tecidos Cometa e, como ela, também passou a tecer memórias.
Ponto de encontro ideal, o espaço foi pensado de maneira a proporcionar a união das pessoas e a perpetuar os momentos vividos por elas. Cenário de grandes recordações, o “Hiper”, como foi carinhosamente apelidado por muitos, é imensurável pelas histórias e recordações que abriga. Responsável pela geração de cerca de 2.300 postos de emprego, diretos e indiretos, ele se mantém como um dos principais polos comerciais da cidade em que também é possível desfrutar do entretenimento em um novo momento vivido junto à comunidade.
Uma inauguração como jamais vista antes
Quem foi morador do Alto da Serra na década de 1980 se recorda com clareza do clima de antecipação à inauguração do Hipershopping. Testemunha da evolução das obras de construção do empreendimento, anexo ao Supermercado ABC, o público da região menciona o expressivo público presente quando as portas foram oficialmente abertas: uma alegria proporcionada à comunidade petropolitana cerca de um ano após as dores ocasionadas pelas chuvas de 1988.
Segundo o Jornal de Petrópolis do dia 8 de junho de 1989, mais de 5 mil pessoas compareceram à disputada inauguração, que contou com um magnífico buffet e uma série de atrações, a exemplo do show da dupla sertaneja Gian e Giovane. Marco na história de Petrópolis, o dia ficou eternizado na memória de quem viu os andares tomados pelo público e assistiu à queima de fogos que iluminou os céus e fez parecer Réveillon em pleno mês de junho.
“A história começa com o ABC. Fundamos o supermercado e, depois que a gente já estava com a empresa consolidada, resolvemos abrir o shopping. Nesta oportunidade a Cometa estava desativada e eles estavam interessados em passar o imóvel adiante. São 35 anos desde a inauguração do shopping, mas é impressionante como até hoje ele é agradável à vista com seus corredores largos e infraestrutura”.
Sr. Athaulpho Alves Vieira, empresário
“Morei no Alto da Serra durante 26 longos anos. Vi o Hipershopping sendo construído. Os anos se passaram, vivemos aquelas chuvas fatídicas de 1988 e, mesmo assim, o ritmo de construção do shopping não parou. Até que chegou 1989: o ano de inauguração dele. Foi um evento jamais visto em Petrópolis até hoje. Fogos e lasers iluminavam o céu noturno. Parecia Réveillon”.
Marcelo Gasparini, 47 anos, garçom e barman
“Quando inaugurou o Hipershopping no Alto da Serra eu tinha 14 anos. Lembro que teve um show da dupla sertaneja Gian e Giovane no estacionamento do shopping. Fui com algumas amigas da escola e ficou bem lotado. Foi meu primeiro show. Eu morava em um bairro próximo e a partir daí eu e minha irmã íamos todos os sábados à noite passear lá. Foi uma época de novidade para a cidade”.
Bianca Bastos, 49 anos, técnica em RH
“Trabalhei na Theobald Indústria de Móveis e Decoração Ltda. por 60 anos na parte de serralheria e estrutura metálica e participei da montagem da estrutura do shopping: montei algumas lojas, parte da estrutura das escadas, do estacionamento e da antiga Praça Normanda. Eu me senti muito honrado em participar e guardo o convite para a inauguração até hoje”.
Waldir José de Carvalho Marques, 86 anos, serralheiro e restaurador
Hiper Bazar: a primeira escolha no que quer que fosse
Referência por toda Petrópolis independente do departamento, o Hiper Bazar conquistou a clientela pela qualidade e variedade dos produtos oferecidos. O magazine, que operava em dois andares com saída para o Supermercado ABC e para a Praça Normanda, se tornou parte fundamental dos passeios do público ao shopping. Fosse para dar uma olhadinha nas novidades, escutar álbuns em primeira mão no aparelho de áudio da loja ou então se abastecer na bomboniére para encontros no cinema, o público elegeu o espaço como um de seus ambientes prediletos.
Para alguns moradores, tamanho era o carinho pela loja e por seu atendimento ímpar que o enxoval de casamento acabou sendo todo comprado lá. Nas datas comemorativas, as promoções eram garantidas, com destaque para o Natal: de longe o período que mais dava movimento nos corredores do Hiper Bazar.
Por dentro do Hiper: Hoje, o espaço que correspondia ao segundo andar do Hiper Bazar deu lugar à revitalizada Praça de Alimentação do shopping: um ambiente moderno com variadas opções gastronômicas e o prestigiado Palco Hiper, que oferece shows gratuitos de artistas queridos pelo público às sextas e sábados a partir das 19 horas. Acesse aqui a programação musical mensal do Palco Hiper
“Trabalhei lá durante 12 anos e 4 meses. Comecei como atendente, fui conferente no depósito, assistente de supervisor, supervisor de loja e, depois, passei a efetuar compras. O Hiper Bazar era uma loja acolhedora. Éramos treinados para tratar bem os clientes para que eles retornassem e esse acabou virando um hábito de passeio para a maioria”.
Fredson Martins, 50 anos, expedidor de materiais
“Nessa época eu morava no Itamarati, mas estava sempre no Hipershopping porque a gente sempre fazia nossas compras no Supermercado ABC. E eu tinha a mania de comprar tudo no Hiper Bazar. Quando fiquei noiva eu resolvi ir para lá e fazer o meu enxoval. Valia a pena porque os produtos eram bons e tinham um preço acessível. A loja toda me encantava”.
Andréa de Barros Andrade Oliveira, 57 anos, costureira
Praça Normanda: cenário para grandes vivências
Ponto de encontro de amigos, casais apaixonados e famílias, a Praça Normanda figura como um dos principais cenários de momentos desfrutados no Hipershopping. Com características do estilo normando e, portanto, com a madeira como ponto central de sua decoração, a praça foi capaz de construir uma atmosfera acolhedora própria.
Nela, a diversão sempre teve lugar com os campeonatos de boliche promovidos pela Imperial Bowling, a inesquecível pista de patinação no gelo ou então pelas apresentações musicais que, até hoje, fazem da atual praça de alimentação do empreendimento um ambiente de construção de recordações. Os cenários foram atualizados e, em uma nova configuração, frequentadores de longa data são acompanhados por filhos e netos que, desde cedo, também passam a ter memórias protagonizadas pelo Hiper.
Por dentro do Hiper: sede da única pista de boliche em funcionamento da cidade e também da única estrutura de kart indoor local, o Hipershopping é uma das referências de lazer no município. Pet friendly, o Hiper também conta com um Espaço Pet próximo da Praça de Alimentação: um parquinho para cães se distraírem enquanto seus tutores têm a oportunidade de se divertirem sem preocupações.
“Lembro quando veio, pela primeira vez, a patinação no gelo no Hiper. Parou Petrópolis! Era muito trânsito. Eu lembro que eu era pequena e aquilo causou um alvoroço na cidade! Tanto que a gente ficou preso no trânsito na Rua Teresa por uma hora, mais ou menos. Foi minha primeira vez patinando e eu tinha muita curiosidade porque eu achava lindo quando via na TV”.
Aline Moebus
“Fui na inauguração do Hipershopping com os meus pais. Me senti super importante porque recebemos um convite VIP, já que ele participou da montagem em ferro de algumas estruturas. Eles nos deram um adesivo para colocar no parabrisa para liberar a entrada e ele manteve o adesivo no carro até vender. Depois disso, a tábua de carne não podia faltar todo fim de semana, assim como o Mick’s Burger e o boliche. Quando era o Imperial Bowling eles promoviam campeonatos e a gente tinha uma equipe.”
Patricia Rosendo Marques Silva, 44 anos, propaganda médica veterinária
O lar do Natal em Petrópolis
O Natal no Hipershopping sempre foi tratado com carinho nos detalhes. Sua decoração, meticulosamente pensada e projetada, cria cenários que estimulam a criatividade e que, através das décadas, encantam gerações. Anualmente, há 35 anos, o Hipershopping é destino certo de quem deseja se sentir mais próximo da magia que constitui a data. E as fotografias comprovam: a comunidade petropolitana aguarda com entusiasmo o momento em que o hall dá lugar ao Polo Norte e que as crianças se veem transportadas para um universo construído pela imaginação.
Para muitas famílias, a festividade não se dá por completo até que os pequenos garantam suas fotos na Vila do Papai Noel. Primeiro grande shopping do interior do Estado e, portanto, pioneiro também em tradições natalinas, o Hiper estimula os petropolitanos a, desde cedo, celebrar momentos especiais, com destaque também para a Páscoa.
Por dentro do Hiper: e, para quem não quer aguardar até o fim do ano para vivenciar a magia no Hiper, a boa notícia é que todo sábado das 10 às 17 horas o shopping promove recreações infantis com oficinas, contação de histórias e também vivências de teatro. Para ficar em dia com a programação, basta acompanhar as postagens no Instagram @hipershoppingpetropolis
“Desde bem pequena, minha filha Elisa, hoje com 9 anos, sempre gostou de contos de fadas e de se fantasiar de princesa. E o Hipershopping, com a sua programação infantil, fez com que ela pudesse viver essa fantasia. Começou com a presença de personagens e brinquedos infláveis e depois com as histórias da Tia Janice e apresentações de teatrinho infantil. Fora os bailinhos de Carnaval, a chegada do Papai Noel e as colônias de férias sempre com muita segurança, carinho dos organizadores e sem custo algum para os responsáveis pelas crianças. Com certeza são momentos que vão ficar registrados em sua memória”.
Cintia Marchiori de Albernaz Carneiro, 48 anos, dona de casa
“Sempre considerei o Natal mágico e o shopping sempre correspondeu muito às minhas expectativas. Todo ano íamos lá desfrutar da linda decoração e registrar o momento em fotografias. A cada ano era uma nova surpresa. A magia parecia, realmente, estar no ar. Acredito que deva-se a isso o desejo da minha filha de continuar a celebrar essa data, que é tão importante para a nossa família, com muito entusiasmo”.
Odete Fátima de Souza Freitas, professora
A alma do shopping
Palco para desfiles de moda com os lançamentos de cada estação, tarde de autógrafos com Ziraldo, apresentações de dança em parceria com estúdios locais, concursos de fantasia de Carnaval e concertos de corais petropolitanos, a exemplo dos Canarinhos. É inegável: é no hall do Hipershopping que a vida pulsa. Ambiente de passagem para alguns, o espaço representa, para outros, um local de permanência a que sempre se retorna.
Alma do empreendimento, é lá que o público é convidado a pular Carnaval, prestigiar exposições, participar de contações de histórias e oficinas infantis, conferir feiras de adoção de animais ou então se colocar em movimento com o disputado Baile da Geração Prateada, voltado para o público 60+. Sinônimo de arte, cultura, interação e alegria, o hall tem a capacidade de promover encontros entre gerações graças a uma vasta e variada programação de lazer.
Por dentro do Hiper: um dos grandes sucessos da programação do Hiper são as atrações voltadas à Geração Prateada, com mais de 60 anos. Toda terça e quinta, a partir das 11 horas, ocorre o Projeto Melhor Idade, que promove atividades físicas gratuitas com supervisão de professores de Educação Física. No último domingo do mês, por sua vez, é realizado o Baile da Geração Prateada, com a certeza de muita música, dança e animação.
“Na época eu fazia aula de dança na Academia de Dança da Fátima Cruz e nós fizemos uma apresentação no hall do Hipershopping, bem em frente à escada rolante. Me lembro que o primeiro piso estava lotado. Quando eu desci eu pensei: nunca vi tanta gente na minha vida. Dancei uma coreografia da Madonna e uma música portuguesa do Roberto Leal. As pessoas ficavam tão perto que dava até para encostar no palco”.
Camila Araujo Pinho, 44 anos
“Tenho uma longa história de amor com o shopping e lembranças muito significativas tanto na minha vida pessoal, já que nasci e fui criada no Alto da Serra, como na minha vida profissional e na minha trajetória com o público idoso. Nos anos 2000 realizei uma série de eventos em parceria com o shopping voltadas ao público 60+: oficinas em uma cozinha experimental, corridas de kart com arrecadações destinadas a instituições de longa permanência e, agora em 2024, retomamos o Baile da Geração Prateada. Na pandemia, senti a necessidade de profissionais para que pudessem dar um melhor atendimento a essa população e, em Petrópolis, o primeiro local que entendeu a importância desse público e de sensibilizar a equipe foi o Hipershopping Petrópolis”.
Silvana Coelho, produtora cultural e consultora 60+
Um novo momento com você
Fundado por e para petropolitanos, o Hipershopping Petrópolis acumula 35 anos de convívio e experiências com quem constrói a cidade e, inevitavelmente, a história do empreendimento. Ponto de apoio nas tragédias de 2022, o shopping está no coração do Alto da Serra e também dos moradores dos arredores. Na época, em somente dois dias foram arrecadadas mais de três toneladas de alimento e promovidas uma série de ações humanitárias em prol das vítimas das chuvas, como a disponibilização de um ponto de descanso para profissionais da área de resgate e a abertura do estacionamento para que os moradores guardassem seus carros gratuitamente. Após a pandemia, o shopping deu início a um novo momento junto ao público: ainda mais atento às transformações sociais e necessidades da população.
Frente a isso, algumas ações foram implementadas como a criação de um Espaço Coworking no primeiro piso do shopping, a instalação de um tabuleiro de Xadrez Gigante em parceria com o Clube de Xadrez de Petrópolis e a retomada da programação da Geração Prateada, reafirmando o local como um ambiente que atua em prol do bem-estar físico e mental de seus frequentadores. Planejado de maneira a garantir também a praticidade, o Hipershopping Petrópolis é pet friendly, contendo um Espaço Pet que homenageia a entidade filantrópica Dog’s Heaven, possui estacionamento coberto para mil carros e, hoje, sedia Secretarias da Prefeitura, uma Unidade Modelo do Detran e a Caixa Econômica Federal, além de um amplo centro empresarial que garante acessibilidade e conforto para seus usuários.
“Dado o nosso empenho e planejamento estratégico, nossa ideia é tornar esse complexo atrativo como centro comercial e empresarial da maneira que ele merece pela infraestrutura que possui. Tenho um compromisso moral para perpetuar o shopping por gerações e gerações”.
Daniel Rodrigues Blanc, diretor da Blavi Participações, empresa de administração de bens e imóveis atuante no shopping