Como é assistir ao espetáculo Rádio Quitanda: uma viagem musical pelos 80 anos do Quitandinha?

A apresentação tem entrada gratuita e, para entrar, basta retirar o ingresso na bilheteria do Centro Cultural Sesc Quitandinha

Comece a ler

Estreou ontem (26/01), no Café Concerto, no Centro Cultural Sesc Quitandinha, o espetáculo Rádio Quitanda, em homenagem aos 80 anos do palácio. Parte da programação da exposição “Da Kutanda ao Quitandinha”, o espetáculo faz uso da música para reavivar importantes capítulos relacionados ao cartão-postal nas últimas décadas. A peça é gratuita e fica em cartaz por somente dois fins de semana, até 4 de fevereiro.

Foto: Petrópolis Sob Lentes

O frio e a chuva não foram motivos suficientes para manter os petropolitanos em casa. Muito pelo contrário. Com casa cheia, o Café Concerto sediou ontem a primeira de uma série de seis apresentações do espetáculo. Regido por passado e presente, o show gira em torno de um grupo que prepara uma peça sobre o Quitandinha, seus diálogos, apresentações musicais, e breves inserções da Rádio Quitanda, que comunica eventos marcantes do passado.

Foto: Petrópolis Sob Lentes

Escrita por Márcia Santos, Rádio Quitanda tem curadoria geral de Marcelo Campos e direção de Édio Nunes. Entre os temas abordados está a busca da população negra petropolitana pelo papel de seus antepassados na construção da memória do Quitandinha com muita sensibilidade e emoção. O elenco da peça é todo natural da cidade e, em cerca de 1h15 de apresentação, esbanja talento e carisma enquanto envolve a plateia na trama.

Foto: Petrópolis Sob Lentes

Com a música como ponto central na narrativa, o espetáculo mescla diferentes estilos musicais, indo desde Carmen Miranda a Elza Soares, caminhando por clássicas marchinhas de Carnaval, faixas atemporais do MPB, ritmos dos anos 1970 e até da Furacão 2000, que nasceu no Quitandinha. É a certeza de se manter envolvido em cada cena – sintonizado nas melodias, cativado pelos diálogos e envolvido pelas reflexões propostas.

Foto: Petrópolis Sob Lentes

Rádio Quitanda volta a acontecer neste sábado (27) às 19 horas e também nas seguintes datas:

Dia 28 de 28 de janeiro de 2024 (domingo), às 17h; dias 2 e 3 de fevereiro de 2024, às 19h e, por fim, no dia 4 de fevereiro de 2024 (domingo), às 17h. Aos domingos, a peça conta também com intérprete de libras. A apresentação tem entrada gratuita e, para entrar, basta retirar o ingresso na bilheteria do Centro Cultural Sesc Quitandinha, que funciona de segunda a sexta das 10 às 17 e aos domingos de 10 às 16.

Foto: Petrópolis Sob Lentes

Assista, abaixo, a cobertura em vídeo realizada pelo Petrópolis Sob Lentes:

 

Ficha técnica:

Texto: Márcia Santos

Direção: Édio Nunes

Assistente de Direção: Simone Gonçalves

Figurinos: Kildary Campos

Cenografia e adereços: Pryscila Dias

Iluminação e operador de luz: Tiago de Jesus

Produção Executiva e Local: S Gonçalves de Oliveira Produções

Coordenação de Produção: Panenka Realizações, Márcia Santos e Édio Nunes

Técnico e Operador de som: Luiz S. Junior

Elenco: Ariel Barbosa, Carol Guerra, Dandara Claudino, Felipe Laureano, Igor Oggy, Leonardo Bastos, Letícia França, Mabi, Regina Guimarães e Renan Miranda

Músicos: Bruno Guimarães Cézar (saxofone), João Pedro Gomes (violão) e Paulinho Peçanha (percussão). 

Carolina Freitas

Jornalista e escritora, Carolina Freitas se dedica ao resgate e à valorização da memória petropolitana a partir da produção de reportagens e curtas-metragens sobre a história, o comércio, e a vida da cidade.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Você se inscreveu com sucesso e, a partir de agora, será notificado sempre que uma nova postagem for ao ar!

Houve um erro enquanto tentávamos concluir sua inscrição

Petrópolis Sob Lentes will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.