Estreou ontem (26/01), no Café Concerto, no Centro Cultural Sesc Quitandinha, o espetáculo Rádio Quitanda, em homenagem aos 80 anos do palácio. Parte da programação da exposição “Da Kutanda ao Quitandinha”, o espetáculo faz uso da música para reavivar importantes capítulos relacionados ao cartão-postal nas últimas décadas. A peça é gratuita e fica em cartaz por somente dois fins de semana, até 4 de fevereiro.
O frio e a chuva não foram motivos suficientes para manter os petropolitanos em casa. Muito pelo contrário. Com casa cheia, o Café Concerto sediou ontem a primeira de uma série de seis apresentações do espetáculo. Regido por passado e presente, o show gira em torno de um grupo que prepara uma peça sobre o Quitandinha, seus diálogos, apresentações musicais, e breves inserções da Rádio Quitanda, que comunica eventos marcantes do passado.
Escrita por Márcia Santos, Rádio Quitanda tem curadoria geral de Marcelo Campos e direção de Édio Nunes. Entre os temas abordados está a busca da população negra petropolitana pelo papel de seus antepassados na construção da memória do Quitandinha com muita sensibilidade e emoção. O elenco da peça é todo natural da cidade e, em cerca de 1h15 de apresentação, esbanja talento e carisma enquanto envolve a plateia na trama.
Com a música como ponto central na narrativa, o espetáculo mescla diferentes estilos musicais, indo desde Carmen Miranda a Elza Soares, caminhando por clássicas marchinhas de Carnaval, faixas atemporais do MPB, ritmos dos anos 1970 e até da Furacão 2000, que nasceu no Quitandinha. É a certeza de se manter envolvido em cada cena – sintonizado nas melodias, cativado pelos diálogos e envolvido pelas reflexões propostas.
Rádio Quitanda volta a acontecer neste sábado (27) às 19 horas e também nas seguintes datas:
Dia 28 de 28 de janeiro de 2024 (domingo), às 17h; dias 2 e 3 de fevereiro de 2024, às 19h e, por fim, no dia 4 de fevereiro de 2024 (domingo), às 17h. Aos domingos, a peça conta também com intérprete de libras. A apresentação tem entrada gratuita e, para entrar, basta retirar o ingresso na bilheteria do Centro Cultural Sesc Quitandinha, que funciona de segunda a sexta das 10 às 17 e aos domingos de 10 às 16.
Assista, abaixo, a cobertura em vídeo realizada pelo Petrópolis Sob Lentes:
Ver essa foto no Instagram
Ficha técnica:
Texto: Márcia Santos
Direção: Édio Nunes
Assistente de Direção: Simone Gonçalves
Figurinos: Kildary Campos
Cenografia e adereços: Pryscila Dias
Iluminação e operador de luz: Tiago de Jesus
Produção Executiva e Local: S Gonçalves de Oliveira Produções
Coordenação de Produção: Panenka Realizações, Márcia Santos e Édio Nunes
Técnico e Operador de som: Luiz S. Junior
Elenco: Ariel Barbosa, Carol Guerra, Dandara Claudino, Felipe Laureano, Igor Oggy, Leonardo Bastos, Letícia França, Mabi, Regina Guimarães e Renan Miranda
Músicos: Bruno Guimarães Cézar (saxofone), João Pedro Gomes (violão) e Paulinho Peçanha (percussão).