Foto de capa: Reprodução/Site MHFC
2026 mal começou e já traz consigo boas notícias para o segmento cultural em Petrópolis. Uma reportagem publicada em primeira mão na Folha de São Paulo nesta quarta (21/01) revelou que o Museu Histórico Ferreira da Cunha, que fica na subida da Serra de Petrópolis, vai ser transformado em um complexo cultural. A intenção é que a abertura das portas ao público aconteça em 2027: ano em que o museu celebra 70 anos de fundação.
Segundo a publicação, o projeto é uma parceria do museu com o Megadiverso Instituto Cultural e prevê a realização de uma série de ações como a reestruturação do espaço, a implementação de uma nova narrativa cultural, o desenvolvimento de programação cultural constante e a inauguração de um restaurante, café e loja temática. A ideia é que o ambiente abrigue feiras, apresentações de música e demais eventos abertos ao público.
Ainda de acordo com a matéria, o castelo passará por algumas adaptações para que se torne também locação para eventos particulares, ampliando assim o leque de possibilidades de uso. Réplica de um castelo medieval português do século XII, o museu foi fundado pelo museólogo Sérgio Ferreira da Cunha e abriga mais de 3 mil peças de uma coleção iniciada por ele ainda na infância quando herdou peças da Guerra do Paraguai.

As novidades sobre o Museu poderão ser acompanhadas pelo site: https://www.mhfc.org.br/
E vocês, estão tão entusiasmados quanto eu com a novidade? Me contem nos comentários!

Oi Carol, bom dia! Ótima e alvissarera notíci. Aguarfeos com Alegria… Bjins.
Que legal, Carol!!!! Já espalhei a noticia!
Bjs
P.S. ainda tem um livro teu comigo!!!!