Uma competição entre cavalos de ferro e cavalos propriamente ditos! Por mais estranho que possa soar, esse tipo de prova era comum no século XIX. Com a popularização das bicicletas, houve uma certa resistência por parte dos cavaleiros em ter que dividir a estrada com os ciclistas. Eis que surgiram as primeiras corridas entre os dois para verificar qual era o mais veloz: algumas delas, inclusive, registradas nas ruas de Petrópolis.
Conta-se que um dos primeiros registros de duelos entre cavaleiros e ciclistas aconteceu em 1894, ao norte da Itália. Um ano depois a modalidade já acontecia em Petrópolis. É o que conta a quinta edição do “Almanaque de Petrópolis”, emitido pelo Museu Imperial. De acordo com a publicação, em 1895 o desafio foi disputado nas ruas petropolitanas pelo Sr. Laborde, um velocipedista, e um cavaleiro, o Sr. Daniel Egalon.
Ainda segundo o almanaque, a prova de seis quilômetros de extensão teve como ponto de largada a ponte Mauá, no início da Avenida Barão do Rio Branco, indo até a Ponte do Retiro. Ida e volta, a corrida foi vencida pelo cavaleiro, que concluiu o percurso em cerca de 13 minutos, por uma vantagem de 200 metros. Uma semana depois, numa nova disputa, quem levou a melhor foi o ciclista, que venceu o desafio por um metro.
Fonte de entretenimento, as corridas entre cavaleiros e ciclistas despertaram a curiosidade do público ao longo dos anos e, apesar de hoje serem vistas com menos frequência, ainda são realizadas, sobretudo, em pistas de corrida europeias. Em 2014, por exemplo, o ciclista Nicolas Roche – veterano do Tour de France – participou do desafio no Leopardstown, na Irlanda, como forma de arrecadar fundos para um hospital infantil. Confira imagens da prova:
Muito interessante! No caso da disputa entre ocavaleiro e o ciclista há um fator muito importante: o tipo de terreno,ou revestimento do piso, melhor dizendo.