Ler ou ouvir falar sobre o passado petropolitano já é emocionante. Poder visualizar as transformações vividas pela cidade ao longo do tempo é outra história! Em mais um vídeo extraído do acervo cinematográfico César Nunes é possível identificar algumas preciosidades da Petrópolis de ontem, a exemplo da Catedral São Pedro de Alcântara ainda sem torre e a antiga estrutura da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Um aspecto que também me chamou bastante atenção foi a Rua Paulo Barbosa da época! Edifícios ainda em obras e uma série de lindas casas por toda a extensão da via. Quem chegou a testemunhar essas belas construções por lá?
Sobre o Acervo Cinematográfico César Nunes
Sediado em Petrópolis, o Acervo Cinematográfico César Nunes é o único do interior do Estado do Rio de Janeiro, com mais de 1.800 filmes que compreendem o período de 1940 a 1985. E apesar de sua importância cultural e histórica na cidade e fora dela, o acervo tem sofrido com a falta de estrutura e de suporte financeiro, colocando em risco fragmentos da memória local, regional e, às vezes, até nacional.
Acesse www.acervocesarnunes.com.br para fazer sua doação (a partir de R$ 7) e ajudar Márcio Nunes, neto do pioneiro da cinematografia, a promover o armazenamento devido e a digitalização dos filmes.
Assistia esses documentários do Cesar Nunes antes das sessões de cinema e também no no Cinema na Praça (Praça da Liberdade) aos domingos. Tempos inesquecíveis.
Adorei!!!!!!