
Petrópolis Sob Lentes é o principal portal de resgate e valorização da memória petropolitana em formato multimídia. Através da produção de conteúdos jornalísticos detalhados e visuais, a empresa mantém viva a cultura da cidade ao mesmo tempo em que fomenta a economia do município. Isso se dá a partir da realização de projetos de impacto social que estimulam o interesse pela história local e que promovem a sensação de pertencimento com relação a Petrópolis.
Pelo olhar sensível de Carolina Freitas, jornalista petropolitana apaixonada pelas histórias da cidade, o Petrópolis Sob Lentes tem sido capaz de:
– Inovar na forma como a história é contada e eternizada. Com narrativas envolventes e técnicas de storytelling, o portal fortalece laços comunitários e engaja os internautas nos temas abordados de maneira orgânica, possibilitando que as histórias da cidade sejam perpetuadas;
– Documentar o passado e presente. A partir do registro de mudanças na arquitetura e comércio da cidade com a construção de comparativos antes x depois, os conteúdos produzidos informam e conscientizam de forma leve e envolvente sobre as transformações ocorridas no município;
– Apoiar o comércio local de tradição. Ao divulgar histórias de empreendedores locais e suas contribuições para a economia e cultura de Petrópolis, são estabelecidas conexões genuínas entre os estabelecimentos e os moradores, garantindo aumento na visibilidade digital;
– Despertar o interesse da juventude. Com linguagem de fácil entendimento e recursos audiovisuais e sensoriais que possibilitam a imersão na história, as ações desenvolvidas engajam um público diverso, incluindo jovens e estudantes que passam a se interessar pela sua própria herança.
Sobre Carolina Freitas
Carolina Freitas deu início à faculdade de Jornalismo com a meta de se tornar uma correspondente internacional. No caminho descobriu, contudo, que poderia viajar (para o passado) sem sair de Petrópolis. Desde então, tem se dedicado ao resgate e à valorização da memória petropolitana a partir do desenvolvimento de projetos que engrandecem o comércio, história, arquitetura e vida da cidade.
Membro da Academia Petropolitana de Letras, é a autora dos dois volumes do livro “Petrópolis: o comércio de ontem, a saudade de hoje” e a idealizadora do Petrópolis Sob Lentes, que nasceu como um blog e que hoje se desdobrou em uma comunidade de cerca de 45 mil pessoas no Instagram, além do YouTube e Spotify – em que são veiculados os episódios de seu podcast que pode ser acessado aqui.
Referência na preservação da memória do município, Carolina já desenvolveu ações em conjunto com empresas e entidades de prestígio de Petrópolis a exemplo do Jornal Tribuna de Petrópolis, CDL Petrópolis, Serratec, Museu Imperial, UERJ Petrópolis, Hipershopping Petrópolis, as associações da Rua Teresa e 16 de Março, Petrópolis Convention e Visitors Bureau, Vassouras Rossi, Armazém do Grão, Shopping Vilarejo e ONG SOS Serra.
Em 2024, a jornalista foi eleita embaixadora do Festival de Fado, Bauernfest e Petrópolis Gourmet, além de ter sido convidada para palestrar no TEDxPetrópolis: evento global de palestras dedicado a compartilhar ideias que merecem ser divulgadas. Confira, abaixo, a talk realizada por Carolina com o tema “Onde você cultiva suas raízes?”