O que dizem


Henry Kappaun via @fuiprarua

Thiago Gomide: ‘Carolina atravessou a rua’


Publicado no jornal O Dia em 24/01/2020

A primeira vez que andei sozinho foi em Petrópolis, com 10 para 11 anos.
Minha avó paterna estabeleceu o limite. No final da calçada, sem atravessar a rua.
Junto a um amigo, bem mais esperto, lá fui eu desbravar os fardos da responsabilidade de caminhar com os próprios pés.
A última loja da calçada era uma padaria. Nada de interessante para os olhos de hoje. Na época, um universo encantado a ponto de comprar dois sorvetes com a pose de estar arrematando um Picasso na Sotheby’s de Londres…

Continuar lendo →

José Afonso Guedes Vaz: ‘Ecos de Carolina’


Publicado no jornal Tribuna de Petrópolis em 29/01/2020

No último sábado a Academia Petropolitana de Letras acolheu em seu seio a jornalista e escritora Carolina Freitas, ocasião em fez lançar o livro sob o título “Petrópolis – O comércio de ontem, A saudade de hoje”.
Foram inúmeras as pessoas que ali compareceram com a finalidade de cumprimentá-la em razão da obra publicada, diga-se de passagem, uma valiosa pérola relacionada com a história de nossa Cidade Imperial…

Continuar lendo →

Fernando Costa: ‘Aplausos para Carolina’


Texto publicado no jornal Tribuna de Petrópolis em 06/02/2020

A Academia Petropolitana de Letras, Editora Literar e a Imperial Cidade de Petrópolis viveram momentos de raro brilho no dia 25 de janeiro, ao ensejo do lançamento do primeiro livro da jornalista Carolina Freitas. A Casa de Cláudio de Souza estava repleta em seu esplendor me lembrando da Acrópole grega que reunia em seus areópagos intelectuais e ali glorificavam seus heróis. Circularam por entre pétalas de rosas, arranjos multicores, suave acorde musical, a voz de Dica’s, vitrais e marouflages do templo de cultura cerca de 300 convidados que tilintaram cristais ao brindar com vinho alentejano e acepipes assinados pela expert Laura Amaro. A fila interminável…

Continuar lendo →

Fernando Py: ‘Petrópolis: comércio e saudade’


Texto publicado no jornal Tribuna de Petrópolis em 06/03/2020

Esta seção acaba de receber um livro bastante significativo sobre a nossa cidade. Petrópolis: o comércio de ontem e a saudade de hoje, de Carolina Freitas (Petrópolis: Editora Literar, 2019; prefácio de Antônio Torres). A autora, escritora e jornalista, empreende aqui uma espécie de desbravamento e exposição do comércio petropolitano, com suas lojas e empresas – algumas já desaparecidas – e a saudade que se espalha nela e em nosso íntimo, e tudo isso, bem amalgamado, está presente nas páginas do livro…

Continuar lendo →